Intercâmbio Nacional de Medicina Veterinária é lançado pelo Ser Educacional

Entra em vigor, em 2018, o primeiro projeto de Intercâmbio Nacional de Medicina Veterinária de duas Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes ao grupo Ser Educacional. A UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, no Rio de Janeiro, e a Faculdade UNAMA Santarém, no Pará, realizam esta atividade que irá proporcionar aos estudantes do curso de Medicina Veterinária uma experiência acadêmica enriquecedora. Por isso, 14 futuros veterinários cariocas chegarão em Santarém no dia 18 de fevereiro.

Desenvolvido, primeiramente, na UNIVERITAS, o projeto tem como objetivo propiciar aos alunos o desenvolvimento do corpo acadêmico por meio da integração cultural e profissional. Na oportunidade, eles irão realizar atividades na Fazenda Experimental do ZOOUNAMA, único zoológico mantido por uma faculdade particular no Brasil. Além disso, os estudantes terão a chance de praticar conceitos teóricos Clínica de Medicina Veterinária da UNAMA, manejando pequenos animais e conhecendo a conservação, preservação, cadeia produtiva de zebuínos e a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA). 

De acordo com o vice-reitor da UNIVERITAS Rio, Marcovan Porto, o intercâmbio irá proporcionar a troca de experiência das duas Instituições. "Essa oportunidade será rica aos alunos. Eles vão poder manejar serpentes, peixe-boi, e muitos outros animais selvagens, que diversos universitários do Rio demoram períodos para ter acesso", ressalta.

Segundo a diretora da UNAMA Santarém, Deliana Santos, a equipe multidisciplinar da Faculdade está preparada para recepcionar os alunos. "O papel da instituição é garantir o bom relacionamento e conhecimento durante esse início de semestre. Vamos integralizá-los com as turmas do oitavo semestre da Faculdade com palestras, cursos e também atividades em campo", destaca.

A experiência de viagem será documentada através de um blog e um diário de campo com registros, reflexões, fotografias e textos que serão apresentados no retorno ao Centro Universitário. A ideia do projeto é que em 2019 os alunos da UNAMA Santarém viajem ao Rio de Janeiro. O modelo deste intercâmbio servirá para outras unidades do grupo Ser Educacional estabelecerem parcerias educacionais, projetos presenciais e à longa distância.

Sobre o ZOOUNAMA – O ZOOUNAMA ocupa uma área de 147 hectares e tem em seu ambiente mais de 300 espécies identificadas entre aves, mamíferos e répteis. A entrada para o público acontece todos os dias de 08h às 17h. Além disso, o zoológico mantém, há nove anos, o Projeto Peixe-Boi, um plano de reabilitação da espécie que está ameaçada de extinção, devido a sua caça pela carne e couro, além da destruição e degradação ambiental. O zoo está localizado na Rua Belo Horizonte, 10 - Matinha, Santarém – PA.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.