Detalhes da delação de Léo Pinheiro vêm a público e ele confirma propinas na Arena das Dunas

por Dinarte Assunção

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira (28) detalhes com exclusividade da delação do empresário Léo Pinheiro, da OAS.

Dois anos após a negociação, a Procuradoria Geral da República avalizou o acordo, no qual Léo entrega 14 políticos e, nas revelações preliminares, não implica o senador José Agripino.

O Globo sinaliza, no entanto, que a lista de políticos pode ser maior ao explicar que os 60 anexos a que teve acesso “envolvem ao menos 14 políticos do MDB, PSDB, PT, PP e DEM”

Na ação penal que enfrenta no Supremo Tribunal Federal sob a relatoria do ministro Roberto Barroso, o senador José Agripino tem contra si um relatório da Polícia Federal no qual lhe é atribuída propina de R$ 2 milhões da OAS.

A PF chegou à conclusão sobre a acusação através de análise de mensagens de textos extraídas do celular de Léo Pinheiro, da delação do doleiro Alberto Yousseff e do carregador de malas Rafael Angulo Lopez, além de inquirições de outras pessoas, quebras de sigilos fiscal e telefônicos.

O senador, que nega as acusações, voltou a emitir nota à imprensa nesta segunda-feira (28) por ocasião de denúncia de improbidade administrativa movida pela Procuradoria Geral da República no Rio Grande do Norte.

Lista

O Globo explora a delação a partir, evidentemente, do estado do Rio de Janeiro. Cita, de saída, as citações a Eduardo Paes, pré-candidato ao Governo do Estado, e conselheiros do TCE.

Depois acrescenta os nomes de José Serra, Dilma Rousseff, Fernando Pimentel, Fernando Pezão, Lindbergh Farias e Aloysio Nunes.

De acordo com a reportagem, todavia, Léo Pinheiro confirma que houve tratativas de propinas sobre a construção do estádio Arena das Dunas, bem como sobre a transposição do Rio São Francisco.

Outro lado

Em nota, o senador José Agripino voltou a indagar nesta segunda-feira: “que força teria eu, então líder de oposição, para facilitar a liberação de recursos no BNDES, à época órgão financeiro impenetrável do PT? Repilo esta acusação com veemência, mas me mantenho à disposição da Justiça para os esclarecimentos que se fizerem necessários”.



source https://www.blogdobg.com.br/detalhes-da-delacao-de-leo-pinheiro-vem-a-publico-ele-confirma-propinas-na-arena-das-dunas-mas-nao-cita-senador-jose-agripino/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.