Ex-árbitro Wright implanta chip no cérebro e se livra de tremores do Parkinson

Por interino

Foto: Nina Lima

Melhor árbitro do mundo na Copa de 90, José Roberto Wright comemora, em conversa com a coluna, o sucesso da cirurgia a que se submeteu no último dia 11 para o implante de um chip cerebral. Livrou-se dos tremores, principal sintoma do Parkinson, doença diagnosticada em 1986: “O efeito foi imediato”, diz ele.

Quais foram os sintomas iniciais que o levaram ao médico?

Tudo começou com um ligeiro tremor no dedo mindinho da mão esquerda.

Quando teve o diagnóstico?

Comecei o acompanhamento com bons neurologistas em 1986, quando ocorreram os primeiros pequenos sintomas. Inclusive, atuei na Copa do Mundo da Itália (1990), já com esse problema. E fui considerado o melhor árbitro do mundo.

Que cirurgia foi essa a que se submeteu no último dia 11?

A cirurgia consiste na inserção de um chip no cérebro. Fui operado na Casa de Saúde São José, pelo doutor Eduardo Barreto, um dos maiores neurocirurgiões do Brasil. Ele tem como assistente a doutora Janaína, que o auxilia na implantação do marca-passo — e a carga tem durabilidade de 10 anos no mínimo. O (ator) Paulo José fez esse procedimento há uns oito anos.

Já sente algum resultado ou isso só vai acontecer a longo prazo?

O tremor na mão esquerda já começava a incomodar. Então, foi necessário fazer a cirurgia. E o efeito foi imediato. O tremor dos braços terminou imediatamente depois da implantação do chip cerebral.

Está confiante?

Totalmente. Se tivesse dúvidas não me arriscaria. Não tenho motivos para esconder nada. O método é superseguro. É bem conhecido em Israel, país líder no estudo e no tratamento de Parkinson. Convido você e seu marido para dentro de 60 dias sairmos para jantar! Ou um vinho aqui em casa na quinta-feira…

Marina Caruso – O Globo

 



source https://www.blogdobg.com.br/ex-arbitro-wright-implanta-chip-no-cerebro-e-se-livra-de-tremores-do-parkinson/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.