MPRN recomenda que Prefeitura instaure procedimento administrativo para investigar colisões que envolveram ambulâncias

Foto: Ilustrativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Tangará, recomendou que a Prefeitura de Boa Saúde, cidade localizada a cerca de 60 km de distância de Natal, promova de imediato a instauração de procedimento administrativo para investigar os servidores públicos municipais envolvidos em acidentes de trânsito com ambulâncias ocorridos nos anos de 2013 e 2014. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17).

Conforme apurado no inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça, dois motoristas de ambulância envolveram-se em acidente automobilístico no exercício da função pública. Na época, não houve procedimento administrativo disciplinar que concluísse pela culpa/dolo ou ausência de culpa/dolo dos servidores.

O MPRN baseou a recomendação em dispositivos previstos no Código Civil. De acordo com a norma, os veículos oficiais são bens públicos de uso especial, que deverão ter sua utilização voltada à realização das atividades municipais. Assim, é dever do servidor exercer com zelo as atribuições do cargo e observar as normas legais e regulamentares. A situação também enseja a configuração de ato de improbidade administrativa.

A Prefeitura deve concluir em 60 dias o processo administrativo disciplinar, enviando no mesmo prazo comprovação ao MPRN. A gestão municipal foi advertida que o descumprimento dos termos da recomendação ministerial implicará na demonstração do dolo suficiente à caracterização do ato de improbidade administrativa e ensejará a adoção das medidas judiciais cabíveis.



source https://www.blogdobg.com.br/mprn-recomenda-que-prefeitura-instaure-procedimento-administrativo-para-investigar-colisoes-que-envolveram-ambulancias/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.