Vereadores fazem acordo para prefeito revogar aumento da passagem até sexta-feira

Câmara Municipal tem sido local de protesto de estudantes deste terça-feira
Com 20 votos favoráveis a votação em regime de urgência e a derrubada do decreto do Executivo que reajustou a passagem de ônibus de Natal em 9%, os vereadores conseguiram um acordo com a Prefeitura para que o prefeito Álvaro Dias (MDB) revogue até sexta-feira, 25, o aumento. A informação é de parlamentares, que previam votar nesta quarta-feira, 23, a matéria proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), que suspenderia o aumento.

A matéria de Sandro Pimentel era uma proposta de decreto legislativo que poderia suspender o decreto do Executivo, com base em irregularidades na tramitação do reajuste no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo Pimentel, o Conselho se reuniu na sexta-feira, 18, para a aprovação do aumento sem contar com a participação dos representantes do Legislativo, que tem cadeiras obrigatórias na Instituição.

Diante do protesto de estudantes na manhã desta quarta e cientes que a Câmara já tinha 20 assinaturas para aprovar a votação em regime de urgência e, também, o decreto legislativo, a Prefeitura, após contato com a líder do Executivo na Casa, Nina Souza (PDT), comunicou que vai rever o reajuste.

“A Prefeitura foi sensível a essa questão e o prefeito Álvaro Dias anunciou que está viajando agora, mas vai analisar o caso até sexta e deverá revogar o aumento”, afirmou o vereador Robson Carvalho, do PMB, um dos favoráveis a revogação do aumento.

Caso esse reajuste não seja suspenso até sexta-feira, informaram os vereadores, a matéria deverá voltar a discussão no plenário da casa e, em regime de urgência, será votada e, provavelmente, aprovada, se traduzindo em uma derrota para o Executivo – a primeira da gestão Álvaro Dias.

Por Ciro Marques
Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.