Obras da Fortaleza dos Reis Magos devem começar em até dois meses

Resultado de imagem para forte dos reis magos
O Forte dos Reis Magos, um dos principais atrativos turísticos de Natal, deve ser finalmente restaurado. A previsão é de que as obras sejam iniciadas dentro de dois meses. Guias e turistas que visitam o equipamento atualmente cobram a manutenção para que a fortaleza volte a ser bem visitada. Caius Marcellus trabalha como guia turístico há 20 anos e afirma que percebe a queda na busca pela visitação no local pela falta de acessibilidade e segurança na área. “Ainda existe um número de turistas que procura o Forte, mas é preciso investimento na questão do acesso ao local”, destaca.

O projeto para a obra de restauração e o orçamento já existem, mas o que falta agora é a finalização do processo licitatório. O equipamento, que desde 2013 estava sob a gestão do IPHAN, passou a ser gerido novamente pela Fundação José Augusto (FJA), do Governo do Estado, em março deste ano.

O diretor da FJA, Amaury Júnior, informou que agora falta apenas a conclusão do processo licitatório para que as obras comecem em até 60 dias. A fortaleza passará por restauração de piso, teto e obras de acessibilidade, através de investimentos em torno de R$ 6 milhões do Governo Cidadão. “As obras incluem acessibilidade, escavação arqueológica e segurança para acomodar bem os turistas, guias e funcionários”, ressaltou.

A turista Eliana Rocha, professora universitária, relatou enquanto visitava o Forte dos Reis Magos que as praias de Natal são lindas, mas também acha importante conhecer a história dos lugares que visita. “Eu acho que isso aqui conta uma parte histórica com muito significado, mas no estado em que se encontra reflete pouca valorização do patrimônio histórico”, afirmou a professora.

História

A edificação conta um pouco da história da capital e de todo o estado do Rio Grande do Norte. Construído para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação está localizada na Praia do Forte, Zona Leste da cidade. A construção inaugurada em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis. O Forte dos Reis Magos funciona de terça a domingo, das 8h às 16h, sendo fechado para manutenção nas segundas-feiras.

Portal OP9 Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.