Mais de 2 milhões de eleitores irão às urnas neste segundo turno no RN

Os eleitores potiguares irão às urnas neste domingo, 28, decidir o governo do Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos. Ao todo, serão 2.373.619 milhões de eleitores que vão votar no 2º turno. A disputa está entre os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT).

Neste segundo turno serão 9.240 urnas – com as de reserva, e 7.791 seções espalhadas pela capital potiguar e municípios. As eleições terão início às 8h da manhã e seguirão até às 17h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a previsão é de que às 20h seja concluída a contagem dos votos no estado e divulgado o resultado.

O transporte das urnas eletrônicas aos municípios vai iniciar-se neste sábado, 27. Também serão instalados 204 pontos de transmissão descentralizados de resultados para agilizar na contagem dos votos na capital potiguar e região.

Questionado sobre as gravações e fotos na cabine de votação, o secretário de tecnologia da informação do TRE, Marcos Maia, declarou que as medidas de segurança também são elementos da fiscalização por parte dos mesários. “Eles sabem que é proibido levar celular para a cabine de votação, cabe aos mesários e os fiscais estarem atentos a isso”, explicou.

Para que as eleições aconteçam com tranquilidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) publicou uma portaria que trata da suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da votação no segundo turno.

A Sesed determinou a proibição e a venda e consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins, localizados no Estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 6h horas e 18h.

De acordo com a portaria, “o objetivo é promover a defesa dos direitos do cidadão e da normalidade social, através dos órgãos e mecanismos de segurança pública integrando as ações do Governo com vistas à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio do Estado”.

CLIMA

A previsão do tempo para o dia das eleições em Natal é de céu parcialmente nublado, com possíveis pancadas de chuva durante a madrugada de sábado, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).

A Emparn informou que a previsão geral é de céu nublado em todo o Rio Grande do Norte e que vai prevalecer o calor na faixa litorânea que inclui a Grande Natal.

No interior do estado, a previsão também é de tempo firme e muito calor, a máxima fica acima dos 35° graus. No litoral, a temperatura varia entre 30° e 31° graus. Mossoró e Alto Oeste vão atingir a máxima de 37°.

TRANSPORTES

O transporte público irá circular com frota normal de domingo no dia da eleição, segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Sttu).

A secretaria informou ainda que por ser dia de eleição, e considerado feriado, será cobrado o valor de tarifa social. Com a determinação, fica definido a meia passagem no valor de R$ 1,85.

Agora RN

Via DIÁRIO POTIGUAR - Notícias de Natal e Rio Grande do Norte https://ift.tt/2RPFxOp
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário