Veleiro-Escola e Navio Oceanográfico realizam visitação pública em Natal

O Veleiro-Escola “Capitán Miranda”, da República Oriental do Uruguai, e o Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”, da Marinha do Brasil, realizam visitação pública neste sábado, 3, das 14h às 17h, no Terminal Marítimo de Passageiros, no bairro da Ribeira, em Natal.

Com 73 tripulantes a bordo, o Veleiro-Escola “Capitán Miranda” realiza a 30ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha da Marinha uruguaia. Construído em 1930, originalmente como navio de pesquisa hidrográfico, o “Capitán Miranda” foi transformado em navio-escola em 1978, ano de sua primeira Viagem de Instrução. O nome é uma homenagem ao hidrógrafo e Capitán de Navio da Marinha uruguaia – equivalente a Capitão de Mar e Guerra na Marinha do Brasil – Francisco Prudêncio Miranda.

O NOc “Antares” realiza a comissão COSTA NE III/PNBOIA VIIII, que contempla o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação, visando à obtenção de dados físico-químicos da água do mar, destinados à produção de informações ambientais necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha do Brasil. As informações coletadas ao longo da comissão irão compor o Banco Nacional de Dados Oceanográficos, que é um instrumento disponível a todas as universidades e instituições que desenvolvem atividades afetas à área de oceanografia.

O navio foi incorporado à Marinha do Brasil em 1988. Seu nome é uma homenagem à principal estrela da Constelação do Escorpião, utilizada pelos navegantes para obtenção de posições astronômicas no mar.

Serviço

Evento: Visitação pública do Veleiro-Escola “Capitán Miranda” e Navio Oceanográfico “Antares”

Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Natal

Data: 03/11/2018

Horário: 14h às 17h

Entrada: Gratuita

Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades dos navios (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Via DIÁRIO POTIGUAR - Notícias de Natal e Rio Grande do Norte https://ift.tt/2RPFxOp
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário