Navio-Escola “Brasil” abre visitação pública em Natal durante viagem pelo mundo

O Navio-Escola (NE) “Brasil” atraca nesta sexta-feira, 27, em Natal e abre para visitação pública neste sábado, 28, e domingo, 29, das 14h30 às 17h30, no Terminal Marítimo de Passageiros, no bairro da Ribeira. Realizando a 32ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), o NE “Brasil” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro em 22 de julho e tem previsão de encerrar a VIGM em dezembro.

Pela primeira vez, guardas-marinha femininas, todas do Corpo de Intendentes da Marinha, realizarão a Viagem de Instrução. As 12 militares são as primeiras mulheres a completar o curso da Escola Naval.

A VIGM tem os propósitos de complementar os conhecimentos adquiridos pelos futuros oficiais da Marinha; aprimorar a formação cultural dos militares; e representar o País nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas.

Durante o período de embarque, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a fase de adaptação à vida de bordo.

Além de Natal, o NE “Brasil” passará pelos portos de Belém e Fortaleza, Las Palmas e Valência (Espanha), Toulon e Rouen (França), Pireu (Grécia), Gênova (Itália), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Baltimore e Miami (Estados Unidos) e Cartagena (Colômbia).

Ao término da viagem, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o País, nos diversos navios e organizações militares da Marinha.

Histórico

O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o Navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986.

O atual Comandante do navio é o Capitão de Mar e Guerra Vagner Belarmino de Oliveira, que assumiu o cargo em 13 de janeiro de 2018. A tripulação é composta por 32 Oficiais e 226 Praças, 208 Guardas-Marinha, oriundos da Escola Naval, além de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional e de marinhas amigas de países como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, México, EUA, Portugal, França, Reino Unido, Angola, Senegal, Namíbia, Nigéria e Líbano.

Serviço

  • Evento: Visitação Pública
  • Local: Navio-Escola “Brasil”
  • Data: 28 e 29 de julho
  • Horários: 14h30 às 17h30

  • Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.