CMEI celebra história de Parnamirim com visita de militares da FAB

O Centro Infantil Professora Ivone Maria dos Santos, localizado no bairro Centro, está celebrando a história de Parnamirim, aproveitando que este é o ano em que se comemoram os 60 anos de emancipação política do município.

“Para isso, conduzimos os alunos a um passeio extra-classe pelo Centro de Lançamento Barreira do Inferno, onde refletimos sobre a importância da aviação e da pesquisa aeroespacial na história do município, em parceria com os militares, personagens fundamentais nesta história”, disse a gestora escolar Roselma Confessor.

Nesta terça-feira, 7, o 1º Sargento Nizo, da ALA 10 – antiga Base Áerea de Natal – esteve no CMEI Ivone Maria, acompanhado de outros militares, participando deste momento de celebração da história de Parnamirim.

“Além de falar sobre a importância da Barreira do Inferno, fazemos este trabalho nas escolas mais distantes, destacando o projeto Tamar de preservação ambiental e construindo uma espécie de foguete espacial com material artesanal, testando a terceira lei de Newton, a de ação e reação”, disse o 1º Sgt. Nizo.

VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DO CORAÇÃO

Concentradas, as crianças se encantaram ao ver elementos como tampinhas de refrigerante, balão de ar e papelão se transformarem em foguetes espaciais pelas mãos dos militares que participaram da oficina. Dois mundos se conectam, o do adulto em defesa da pátria, e o da criança, que está aprendendo o que isto significa.

De acordo com a Profa. Andreia Freitas, o modo encontrado pelo CMEI para fazer uma ponte entre o universo lúdico da aviação com a importância de Parnamirim, Trampolim da Vitória na II Grande Guerra, foi introduzir a obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery, que tem um aviador como um dos protagonistas principais.

“Aproveitando a vocação aeroespacial de Parnamirim, aproveitamos para introduzir noções espaciais com a confecção de aviões, meteoros e um sistema solar em sala de aula, com material reciclado. As crianças adoram e passam a “ver o mundo com os olhos do coração”, que é o tema do projeto”, disse a professora Andreia Freitas.

BRINCANDO, AS CRIANÇAS VOAM PARA O FUTURO

Brincar é um dos pilares da Educação Infantil. “É importante permitir que as crianças desta geração tenham a pausa necessária para contemplar o belo, sonhar com um mundo melhor, a despeito da correria dos relógios dos adultos”, disse a Coordenadora Pedagógica Gildênia Moura.

“O futuro depende das ações do presente. Por meio deste projeto, o resgate da memória de Parnamirim não é apenas histórica, mas, cívica. A ideia é contribuir para uma cultura de paz, formando futuros cidadãos ativos na construção de uma sociedade ética e justa”, pontuou a Coordenadora Gildênia Moura.

Seguindo nessa perspectiva de mesclar a literatura lúdica com o potencial histórico de Parnamirim, o CMEI Ivone Maria contemplou com este projeto, oferecer passeios de trem aos alunos, oficina de brinquedos de aviação, visitas ao Planetário Municipal, criação de um mapa do município destacando os bairros onde os alunos residem, entrevista com aviadores, visita à ALA 10 da FAB e ao Parque Aluízio Alves, tudo na moldura cativante da obra “O Pequeno Príncipe”.

“Já aprendi sobre Antoine, o escritor francês, sobre livros e aviões”, disse, empolgado, Mateus Atlen, do Nível V. Seu colega Wilgden Davi disse que aprendeu também sobre guerra, aviação e história e que está gostando muito de tudo que o projeto oferece, com apoio da professora auxiliar, Gabriela Lima.

Além disso, em junho passado, também celebrando o projeto, os alunos do CMEI Ivone Maria entregaram ao Prefeito Rosano Taveira, a Caixa dos Sonhos, onde depositaram seus desejos para a escola e o município. Na ocasião, o Prefeito Taveira agradeceu calorosamente a visita e disse que atividades como esta são muito importantes para desenvolver a criatividade e novos conhecimentos nas crianças. Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.