#13ReasonsWhy2: BlogdoBG revela estatísticas inéditas de suicídios no RN e você vai se chocar com os números

por Dinarte Assunção

A polêmica série da Netflix que trata sobre bullying, violência e como eles se tornaram combustíveis para o suicídio de Hanna Baker estreia nesta sexta-feira (18) e trouxe o assunto de volta às redes.

‘Thirteen Reasons Why’ mostra com crueza e sem rodeios a agonia que marca a vida de quem decide se entregar à morte, o que fez abrir um debate sério sobre suicídio em todo o mundo.

No Rio Grande do Norte, nesta semana, divulgamos um material com estatística sobre como os suicídios na Ponte Newton Navarro poderiam ser evitados. O material até serviu de embasamento para a deputada Cristiana Dantas (PCdoB) requerer providências às autoridades públicas.

Agora, dados inéditos levantados por órgãos oficiais, a pedido do BlogdoBG revelam que a cada 48 horas uma pessoa se mata no Rio Grande do Norte.

Os números foram elaborados pelo Instituto Técnico de Polícia Científica (ITEP). Pela característica da morte e até mesmo tabu em torno do assunto, órgãos oficiais costumam não catalogar suicídios, colocando-os no hall de mortes violentas.

Números

Desde agosto de 2017, contudo, o Itep do RN passou a considerar os números de suícidio em levantamento próprio – isso não quer dizer que as mortes deixarão de entrar em estatísticas, como o Anuário da Violência, como mortes violentas.

De 01 de agosto do ano passado até 15 de maio deste ano, foram 146 suicídios no Rio Grande do Norte, sendo 34 em Natal. Na capital, seis pessoas utilizaram a Ponte Newton Navarro.

Quando convertemos o número para uma taxa, significa que para cada grupo de 100 mil habitantes há 4,28 mortes no período considerado. Em um ano, se o ritmo for mantido, a taxa será de 5,7%, exatamente a taxa do Brasil que foi medida pela última vez, em 2015.

Para se ter ideia, se os números se tratassem de homicídios em uma cidade do RN, ela seria uma das mais violentas do Estado.

A taxa está acima da média global. Se por um lado uma pessoa se mata no mundo a cada 45 minutos, por outro, a taxa global é de que suicídios representam 1,4% dos óbitos registrados nos países.



source https://www.blogdobg.com.br/13reasonswhy2-blogdobg-revela-estatisticas-ineditas-de-suicidios-no-rn-e-voce-vai-se-chocar-com-os-numeros/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.