Fraudes se estenderam ao Carnaval de Natal de 2017 com licitações direcionadas


No acervo de colaboração que delatores da ‘Cidade Luz’ tem fornecido ao Ministério Público do Estado consta revelação sobre fraude no Carnaval de Natal de 2017.

Segundo Alan Emmanuel, o então secretário da Semsur Jerônimo Melo direcionou o edital de licitação para a empresa Enertec, que venceu com redução de 40% sobre o valor total previsto.

O direcionamento se deu com inserção de um item no edital prevendo o fornecimento de um boneco 3D, o que poucas empresas tinham em seu acervo.

Em de 03 de fevereiro de 2017, três semanas antes do Carnaval, o Diário Oficial do Município trouxe extrato de tomada de preço dando conta da Enertec como vencedora de certame para fornecer “serviços de confecção, instalação e desmontagem de peças luminosas”. O texto ainda esclarecia que “todas as empresas licitantes renunciaram o prazo para apresentação de recurso”. O valor do contrato foi de R$ 420,6 mil.

Ao MP, o delator explicou foi combinado que as empresas BKL e Servtech, que manifestaram interesse, não participariam. Ao representante da Servtech, Alan Emanuel reportou que foram pagos R$ 30 mil para ela ficar de fora.

Outro lado

Na entrevista que concedeu ao blog, o atual secretário da Semsur, Jonny Costa, declarou que, durante sua gestão, os pagamentos e os contratos com as empresas investigadas foram interrompidos. Ele esclareceu que o único pagamento feito, à Enertec, era de serviço que havia sido prestado e tinha autorização da Controladoria Geral do Município para pagamento.

“Temos colaborado com o Ministério Público. Até hoje, eu não fui chamado e não temo a implicação do meu nome nessas investigações porque meu campo na administração pública é o da retidão”, afirmou.



source https://www.blogdobg.com.br/fraudes-se-estenderam-ao-carnaval-de-natal-de-2017-com-licitacoes-direcionadas/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.