Justiça mantém ex-deputado Laíre Rosado preso, mas determina redução da pena

Resultado de imagem para laire rosado
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a redução da pena do ex-deputado federal Laíre Rosado Filho, de 9 anos e 6 meses para 8 anos e 5 meses. O médico e ex-parlamentar Laíre Rosado, preso no dia 22 de março deste ano quando fazia um atendimento na UPA do Belo Horizonte, em Mossoró, é condenado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva pela Justiça Federal na Operação que ficou nacionalmente conhecida como "Máfia das Sanguessugas".

A sentença, que teve como relator o ministro Antônio Saldanha Palheiro, saiu nesta terça-feira, 19, e determinou ainda que Laíre continue preso.

Os advogados de Laíre Rosado recorreram ao STJ pedindo a absolvição do ex-deputado federal ou a redução da pena, alegando que os crimes prescreveram em função do fato de Laíre ter 70 anos (quando o réu tem 70 anos, o prazo de prescrição dos crimes reduz pela metade).

No entanto, a sentença de condenação de Laíre Rosado saiu em 2015 - antes dele completar 70 anos. Por isso, os juízes do STJ negaram o recurso da defesa, mantendo a condenação.

Já com relação ao pedido de redução da pena, os advogados conseguiram baixar de 9 anos e 6 meses para 8 anos e 5 meses. Na mesma decisão, o STJ determinou que Laíre continue preso. Atualmente, o ex-deputado está detido no Centro de Detenção Provisório (CDP) de Apodi, no Oeste potiguar. 

Com a redução da pena, deve ser reduzido também o tempo em que Laíre ficará no regime fechado. Logo, deve ganhar direito a cumprir a pena no regime semiaberto.

Mossoró Hoje Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.