Falta de acessibilidade prejudica usuários do transporte público em Natal

Ir e vir é um direito fundamental a todo ser humano, mas em Natal e em todo Brasil, algumas pessoas sofrem para exercer essa prerrogativa. Quem tem alguma dificuldade de locomoção enfrenta sérios problemas na hora de utilizar o transporte público.

Regulamentada no ano 2000, a “Lei de Acessibilidade” determinou que até o final de 2014, toda infraestrutura do transporte público brasileiro deveria estar acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Porém, quase quatro anos após o fim do prazo, a realidade é bem diferente.

Segundo o IBGE, 88% dos municípios descumprem a norma e não possuem veículos adaptados. Especialistas e usuários ainda apontam que mesmo nas cidades que estão dentro da lei, o serviço não funciona como deveria. No Nordeste a situação é ainda pior. Apenas 5,3% dos municípios da região possuem frota adaptada para cadeirantes.

Em Natal, os principais problemas apontados pelos usuários são a falta de manutenção das plataformas e a parte antiga da frota, que muitas vezes não possui a ferramenta.

O sindicato das empresas de transporte justificou que a demora na licitação do transporte contribui para o envelhecimento da frota e atrasa a aquisição de novos veículos com acessibilidade. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal informou que dos 685 ônibus da frota em circulação, 70% são acessíveis, porém nem todos contam com elevador.

Portal OP9 Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.