Vistoria do transporte escolar na capital Potiguar vai até o dia 31 de julho
Essa vistoria é feita a cada seis meses, sempre de 8h às 14h. Segundo Rogério leite, apesar de serem 310 vans cadastradas, restam apenas 50 fazer a vistoria. Essa diferença se deve ao fato de alguns veículos estarem parados. O principal objetivo desse trabalho é garantir a segurança das crianças e adolescentes que usam esse transporte ara chegar à escola.
Além de itens mecânicos como a situação do motor e dos freios, são vistoriados os quesitos de segurança de cada veículo, tais quais a existência de cinto de segurança em todos os assentos, presença de extintor dentro do prazo de validade, além da existência de tacógrafo.
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Donos de Transporte Escolar, Henrique Dantas, essa vistoria é muito importante. “Se não houver fiscalização, o clandestino vai crescer cada vez mais”.
Os especialistas ainda alertam para que os pais verifiquem a procedência do transporte antes de contratar o serviço, já que é comum que isso seja feito por telefone. As vans legalizadas devem trazer sempre a logomarca da prefeitura na porta do veículo.
Pais podem pedir alvará de tráfego dos veículos que fazem transporte escolar em Natal
Os responsáveis ainda podem pedir a apresentação do alvará de tráfego, que é entregue a cada seis meses após a aprovação na vistoria. Além dos veículos, os motoristas precisam apresentar documentação, comprovando que estão em dia com o curso de formação.
No curso são ensinados princípios de segurança e direção, específicos para esse tipo de transporte. Os condutores aprendem também fundamentos de primeiros socorros. Somente este ano, a STTU já flagrou 56 vans transportando estudantes de forma irregular. A identificação desses veículos é geralmente fruto de denúncias e da fiscalização que é cada vez mais intensa e rigorosa.
Portal OP9 Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82
Nenhum comentário: