Semurb realiza ação para proteger árvore que ocupa rua em Ponta Negra

Parafraseando o poeta Carlos Drummond de Andrade, “há uma árvore no meio do caminho” de quem trafega pela rua Antônio Mor, na Vila de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. O vegetal da espécie “Eugenia jambolana”, também conhecida como Azeitona Preta, já ocupa boa parte da via pública, obrigando que os motoristas redobrem a atenção ao transitar pelo trecho.

No local, como flagrou o Agora RN, há espaço apenas para o trânsito de um automóvel de passeio. Os veículos maiores, como micro-ônibus, precisam se “espremer” entre a árvore e o muro de uma residência.

Mesmo a árvore estando literalmente no meio da rua, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou um processo para declarar a árvore como “imune à supressão”, o que impede o corte.

Nos últimos tempos, a pasta municipal recebeu diversos pedidos da população para o corte da Azeitona Preta. Entretanto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com uma ação para protegê-la. “Compete ao órgão ambiental cuidar do cinturão verde existente no município. Desta forma, até mesmo a poda em área privada deve passar pelo crivo do Município”, apontou a chefe do Setor de Licenciamento de Obras Públicas da Semurb, Cláudia Oliveira.

Segundo o Plano Diretor de Natal, qualquer árvore pode ser declarada imune à supressão por motivo de sua localização, raridade ou antiguidade.

Agora RN Via Na Ficha da Polícia RN https://ift.tt/2pFbs82

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.