Novo traçador PET / CT seguro, eficaz para diagnosticar tromboembolismo venoso agudo


Um novo agente de imagem PET / CT - 18 F-GP1 - produziu uma imagem de alta qualidade e produziu uma alta taxa de detecção para o diagnóstico de tromboembolismo venoso agudo (TEV), relataram pesquisadores de um estudo publicado na edição de fevereiro do Journal of Nuclear Medicine .

No estudo de prova de conceito, o novo agente foi testado em 20 pacientes com trombose venosa profunda aguda ou embolia pulmonar. No geral, o agente PET foi bem tolerado e identificou coágulos de sangue nas veias distais da perna abaixo do joelho - uma área em que a imagem tradicional fica aquém do esperado.

"A imagem convencional com ultrassonografia, tomografia computadorizada ou angiografia pulmonar por TC é tipicamente incapaz de distinguir tromboembolismo antigo de tromboembolismo novo e potencialmente instável", disse Dae Hyuk Moon, MD, do Centro Médico Asan da Universidade de Ulsan College of Medicine, na República da Coreia, em uma declaração preparada . "O marcador 18F-GP1 usado neste estudo oferece a capacidade única de detectar, caracterizar e rastrear trombos recém-formados que apresentam alto risco de embolização e outras complicações".

As complicações do TEV agudo incluem embolia pulmonar, que pode ser fatal. Os sintomas variáveis ​​e inespecíficos do TEV geralmente resultam em diagnóstico tardio ou impreciso, tornando a identificação precoce e precisa da doença uma prioridade máxima e central para iniciar um tratamento terapêutico eficaz.

Após revisão, a equipe encontrou a captação de 18F-GP1 em tromboembolhos facilmente distinguíveis do pool de sangue. O radiotraçador mostrou aumento da captação em 32 vasos que não foram detectados pela imagem convencional. Destes, 25 estavam localizados em veias distais da extremidade inferior em 12 pacientes.

Além disso, uma correlação positiva entre a captação de 18F-GP1 e a expressão de P-selectina nas plaquetas circulantes foi revelada, demonstrando a presença de plaquetas ativadas e TEV agudo, de acordo com os autores.

“Uma correlação positiva entre a captação de 18F-GP1 e plaquetas positivas para P-selectina sugere que a PET / CT com 18F-GP1 pode ser útil na diferenciação de TEV agudo de TEV crônico”, concluíram Moon e seus colegas. “Em conjunto, os achados deste estudo indicam que a PET / CT com 18F-GP1 pode proporcionar uma oportunidade para superar as limitações das atuais estratégias diagnósticas para TEV agudo.”

HEALTH IMAGING


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/02/novo-tracador-pet-ct-seguro-eficaz-para.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.