Ataques de ansiedade: o que os outros não entendem

Resultado de imagem para ansiedade
Imagem: Revista Algo Mais
Embora os ataques de ansiedade sejam difíceis e exaustivos de controlar, acabarão por passar, mesmo que pareçam durar para sempre.

Experimentar ansiedade ocasional é uma parte normal da vida. No entanto, as pessoas com transtornos de ansiedade frequentemente têm preocupação e medo intensos, excessivos e persistentes sobre as situações cotidianas. Muitas vezes, os transtornos de ansiedade envolvem episódios repetidos de sentimentos repentinos de intensa ansiedade e medo ou terror que atingem um pico em questão de minutos (ataques de pânico).

Esses ataques podem atingir você a qualquer momento. O fato de não ser bem compreendido pela maioria das pessoas piora a situação para aqueles que sofrem com isso.

Esses distúrbios podem ocorrer repentinamente e também podem ocorrer em um estado recorrente.

É uma sensação das piores possíveis, como se um abismo estivesse se abrindo e engolindo a pessoa, num mergulho às cegas nesse buraco sem fundo. Por fora o ar pesa, a atmosfera faz uma pressão que parece que vai te esmagar. Por dentro, tudo se expande como se estivesse a ponto de explodir.

O comum é que as pessoas que te rodeiam rejam da pior maneira possível e substimem o seu momento de aflição. Quem nunca sofreu um ataque parecido não consegue mesmo dimensionar a coisa e até acha que a vítima do ataque esteja exagerando. Mas não está. Todo mundo, em alguma ocasião, passou por um momento normal de ansiedade aguardando o resultado de algum evento que poderia ser ruim. Agora multiplique essa sensação por mil, por dez mil, e terá a noção aproximada do que é um ataque de ansiedade.

Sintomas do ataque

• Batimento cardíaco acelerado
• Pressão no peito
• Dificuldade em respirar
• Tensão muscular
• Suores frios
• Insônias
• Tremores
• Dores físicas

Causas

As causas dos transtornos de ansiedade não são totalmente compreendidas. Experiências de vida, como eventos traumáticos, parecem desencadear transtornos de ansiedade em pessoas que já são propensas à ansiedade. Traços herdados também podem ser um fator.

Hoje queremos contar algumas estratégias simples que ajudarão você a lidar com esse problema.

Ataques de ansiedade: quando seu coração parece que vai explodir

Primeiro, temos que esclarecer algo: a ansiedade serve a um propósito em humanos.

• Ansiedade nos adverte para escapar ou lidar com a situação em caso de perigo.
• A ansiedade bem administrada pode ser uma maneira eficaz de nos motivar em nossas vidas diárias.
• O problema começa quando o nível de ansiedade aumenta para níveis incontroláveis.
• O cérebro percebe a ansiedade crescente como muito realista e uma ameaça súbita a ser evitada e responde da seguinte forma: acelerando a freqüência cardíaca, pressão alta, aumento dos níveis de adrenalina no sangue

Enquanto nosso cérebro e corpo nos dizem para escapar, nossa mente está lidando com um pensamento negativo e destrutivo, o que torna a situação ainda pior.

Ataques de ansiedade estão associados à depressão

Se os ataques de ansiedade são comuns, a pessoa que sofre com isso é, provavelmente, profundamente deprimida.

• Ansiedade e depressão geralmente derivam da mesma coisa: desespero. Isso pode acontecer conosco em situações extremamente estressantes, quando perdemos o controle das coisas.
• Uma coisa deve ficar clara: ansiedade e depressão são duas coisas muito desconfortáveis. Mas como dissemos antes, uma pode ser o sintoma da outra. Para ter certeza, você deve consultar seu médico.
Lidando com ataques de ansiedade

Para lidar com os ataques de ansiedade, a primeira coisa que precisamos fazer é lidar com os sintomas emocionais, tentar encarar a ameaça, o medo ou a situação estressante com uma perspectiva lógica.

Tente evitar tudo o que o deixa aborrecido. Procure se acomodar em algum lugar que lhe seja mais propício para lidar com a situação de um ataque repentino.

Ajudando alguém que está exposto a um ataque de ansiedade

Entenda a situação. Essas pessoas não estão ficando loucas: elas precisam da sua ajuda e, acima de tudo, da sua calma e compreensão.

• Pergunte a elas o que elas sentem e leve-as para um lugar onde possam respirar.
• Afrouxe os cintos e as roupas aderentes.
• Repita “Você não está tendo um ataque cardíaco, estou aqui para ajudá-lo e tudo vai ficar bem”. Mas seja muito calmo e gentil quando você diz.
• Diga-lhes para colocar uma mão no estômago e a outra no coração. Eles precisam controlar sua respiração.

O tratamento mais usado para a Ansiedade, ainda é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam apenas nos seus sintomas. A toma de calmantes, para além de causar dependência e potenciar o aparecimento de vários efeitos secundários, para muitas pessoas não é a solução.

Na grande maioria dos casos, trabalhar nas causas da Ansiedade é a solução mais adequada. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o Modelo Psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações de Ansiedade mais graves.

Via Pensar Contemporâneo
CONTI OUTRA


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/04/ataques-de-ansiedade-o-que-os-outros.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.