No Japão, alunos limpam banheiros da escola para aprender sobre coletividade e valorização do patrimônio

Resultado de imagem para No Japão, alunos limpam banheiros da escola para aprender sobre coletividade e valorização do patrimônio

Você, mãe ou pai de uma criança em idade escolar, já se perguntou sobre qual seria a relação do seu filho(a) com a escola em que estuda? Ele(a) sabe que está usufruindo de um espaço coletivo e que, portanto, também tem responsabilidade sobre a conservação do ambiente? Civilidade e valorização do patrimônio são lições importantes a serem transmitidas a uma criança, afinal, pode-se dizer que o desejo de viver em um mundo mais civilizado é quase um consenso. No Japão, essas noções de responsabilidade com a coletividade são transmitidas já na escola. Os alunos por lá assumem a tarefa de limpar os banheiros da escola, e assim aprendem também a valorizar o patrimônio. Não é legal?!

“Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente”, explica o professor Toshinori Saito. “Ninguém reclama porque sempre foi assim.”

Outra prática bastante curiosa a nós ocidentais, a respeito dos métodos utilizados nas escolas japonesas, é que lá não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.

Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.

E você, o que achou da maneira como as crianças japonesas aprendem sobre valorização do patrimônio? Será que funcionaria no Brasil?

Adaptação Redação CONTi outra. Com informações de BBC
Imagem de capa: MARCELO HIDE


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/05/no-japao-alunos-limpam-banheiros-da.html
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário