Comer apenas 2 Castanhas-do-Pará pode ajudar a prevenir câncer, ansiedade, depressão e ataque cardíaco

A castanha-do-pará é um deleite delicioso e saudável que traz muitos benefícios para a saúde, inclusive manter o sistema imunológico forte. O alto teor de selênio na castanha do Brasil tem sido associado à prevenção do câncer, mantendo uma tireoide saudável e protegendo você contra doenças cardíacas. Você só precisa comer 1 ou 2 castanhas por dia para obter a dose diária recomendada de selênio.

Além de conter um nível saudável de selênio, os benefícios comprovados da castanha-do-pará também se devem ao cálcio, ao magnésio e ao potássio em cada castanha. A castanha-do-pará também é uma fonte importante de ácidos graxos saudáveis ​​que possuem propriedades antioxidantes. Portanto, comer uma ou duas castanhas no início de cada dia é uma ótima maneira de dar um grande impulso à saúde geral.

O que é a Castanha-do-Pará?

A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente.

Comer castanha do Pará crua é a maneira mais saudável de consumi-la. Ao comparar o teor de nutrientes de outras nozes, essa castanha tem os níveis mais altos de selênio e contém mais potássio, cálcio e magnésio do que a maioria das outras castanhas.

Dados nutricionais da castanha-do-Pará

As castanhas-do-Pará oferecem muito valor nutricional, pois contém gorduras saudáveis, fibras, proteínas e uma ampla variedade de minerais e vitaminas.

O conteúdo nutricional da castanha-do-Pará significa que são uma das nozes mais saudáveis que você pode comer. Aqui estão alguns fatos sobre o valor nutricional da castanha-do-pará.

Castanha do Brasil contém 60-70% de óleo e 17% de proteína. A castanha do Brasil contém abundantes antioxidantes na dieta, especialmente o selênio (Se). Uma única castanha-do-pará fornece 160% da dose diária recomendada (RDA) de selênio. É a melhor fonte de selênio a partir de alimentos à base de plantas. A castanha-do-pará também é uma rica fonte de fenólicos (fitoquímicos responsáveis pela maior parte da atividade antioxidante das plantas). Elas também são uma rica fonte de flavonóides.

Uma Castanha-do-Pará (5 g) contém pouco menos de 33 calorias. (+)

Um estudo sobre os benefícios do consumo de nozes revelou que as castanhas-do-Pará são ricas em proteínas, ácidos graxos polinsaturados (PUFA) e folato. Comer 4 – 6 castanhas por dia pode fornecer-lhe 27% do seu magnésio RDA, bem como fornecer cálcio, ferro, cobre, zinco e potássio.

Castanha-do-Pará e Selênio

Uma das razões mais importantes para comer algumas Castanha-do-Pará diariamente é porque elas contêm selênio.

O selênio é um mineral essencial que protege nosso organismo contra danos, atuando como um antioxidante.

Um estudo de 2017 sobre o valor nutricional da castanha-do-Pará descobriu que elas são o alimento com a fonte mais rica de selênio disponível.

De fato, uma pesquisa realizada em 2008 descobriu que comer apenas 2 castanhas por dia fornece selênio para suas necessidades diárias. Após um período de 12 semanas, os níveis plasmáticos de selênio nas pessoas que ingeriram 10 gramas de castanha-do-Pará (cerca de 2 nozes) aumentaram em mais de 60%. Os pesquisadores concluíram que comer 2 dessas castanhas diariamente pode impedir a necessidade de tomar suplementos de selênio.

Outros estudos sobre os benefícios nutricionais do consumo de castanha-do-Pará mostraram que apenas uma castanha pode fornecer 160% de RDA de selênio.

Por que o selênio é importante?

Médicos do National Institutes of Health dizem que o selênio é essencial para proteger o corpo contra infecções e danos oxidativos. O selênio também é necessário para a síntese adequada de DNA e manter sua tireoide saudável.

Baixos níveis de selênio em humanos têm sido associados ao aumento do risco de várias doenças, como câncer e doenças cardíacas.

Além da castanha-do-pará, outras fontes alimentares de selênio são frutos do mar, grãos, carne, ovos e aves. Como esperado, a melhor fonte de selênio baseada em vegetais é a castanha-do-Pará.

Calorias em castanhas-do-Pará

A boa notícia quando se trata de comer castanha-do-Pará é que você não precisa se preocupar com calorias.

Uma castanha-do-Pará (5 g) contém pouco menos de 33 calorias. Quando você considera que 1 – 2 destas nozes amazônicas atendem às suas necessidades de selênio, não é difícil entender por que as castanhas-do-brasil são tão benéficas em termos nutricionais.

Muitos nutricionistas concordam que consumir quantidades moderadas de nozes não aumenta o peso corporal. De fato, comer as quantidades recomendadas de castanha-do-Pará pode até ajudar a perder peso.

Quantas castanhas comer por dia?

A maioria dos estudos mostra que você deve ingerir uma ou duas nozes por dia para obter os melhores benefícios para a saúde. O tamanho da porção de castanha do Brasil deve ser em torno de 10 gramas (ou 0,35 oz) dessas nozes saudáveis.

Benefícios da Castanha-do-Pará

A maioria dos benefícios para a saúde da castanha do Brasil vem do conteúdo de selênio. Vamos analisar com mais detalhes a pesquisa científica que mostra como o consumo regular de castanha do Brasil é bom para você.

Castanhas-do-Pará têm propriedades antioxidantes fortes

Um dos maiores benefícios da castanha-do-pará é que elas estão cheias de antioxidantes que matam os radicais livres em seu corpo. Médicos da Mayo Clinic dizem que os radicais livres estão ligados ao envelhecimento prematuro, doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.

Pesquisa realizada em 2016 constatou que a castanha-do-Pará está entre os alimentos saudáveis necessários para ajudar a prevenir certas doenças. Verificou-se que uma dieta rica em antioxidantes (incluindo nozes da castanheira) pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas.

Um estudo mostrou que o consumo de 2 ou 3 castanhas por dia forneceu antioxidantes suficientes nas pessoas e ajudou a reduzir a pressão arterial e lipídios lipídicos no sangue.

Outros estudos sobre as razões pelas quais as castanhas-do-Pará são boas para você mostraram que o consumo regular aumenta a glutationa. A glutationa é o antioxidante mais importante que seu corpo produz.


Castanhas-do-Pará podem prevenir o câncer

Ajudar a prevenir certos tipos de câncer é uma razão extremamente atraente para comer algumas castanhas diariamente.


Em um estudo canadense de 2000 realizado por cientistas da Universidade de Montreal, os pesquisadores descobriram que níveis elevados de selênio – um componente chave da castanha-do-Pará – estavam associados a um risco reduzido de desenvolver câncer de cólon.

Outro estudo descobriu que o consumo de castanha-do-Pará juntamente com outros ingredientes naturais poderia ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer. O estudo sobre os efeitos dessa castanha e do extrato de chá verde descobriu que esses ingredientes podem ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal em humanos.

O American Journal of Clinical Nutrition afirma que “castanha-do-Pará é uma fonte conveniente de selênio e foram mostrados para prevenir o câncer de mama em ratos.”
Em 2018, os pesquisadores descobriram que suplementar sua dieta com castanha-do-Pará para prevenir o câncer é melhor do que tomar suplementos inorgânicos de selênio (selenito de sódio). A pesquisa descobriu o fato de que fontes orgânicas de selênio (ou seja, castanha-do-Pará) são mais efetivamente absorvidas no intestino delgado.

Além de consumir algumas nozes do Brasil diariamente para ajudar a reduzir o risco de câncer, você também deve aprender sobre outros alimentos que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer.


Castanhas-do-Pará podem ajudar a reduzir a inflamação
Outro problema de saúde para qual a castanha-do-Pará é boa para tratar é reduzir a inflamação em seu corpo.


Médicos da Cleveland Clinic dizem que a inflamação crônica está ligada a quase todas as doenças crônicas. Isso inclui câncer, doenças cardíacas, depressão e diabetes. O controle da inflamação pode ajudar a reduzir o risco dessas condições crônicas de saúde.

Um estudo sobre os benefícios nutricionais do consumo de castanha-do-Pará descobriu que mesmo uma dose única dessas nozes saborosas reduz os marcadores inflamatórios. Consumir entre 4 e 10 castanhas do Brasil foi eficaz na diminuição da inflamação no corpo. Os pesquisadores concluíram que comer algumas castanhas diariamente pode ter o potencial de reduzir a inflamação crônica.


Castanhas-do-Pará podem melhorar a função da tireoide
O selênio da castanha-do-Pará também pode ajudar a manter a saúde da tireoide e prevenir as complicações da doença da tireoide .


A função tireoidiana desempenha um papel crucial em muitos processos corporais, incluindo o metabolismo efetivo e a regulação emocional (alterações mentais e de humor são um dos sinais de um distúrbio da tireoide ).

Uma enzima contendo selênio é responsável por transformar um hormônio tireoidiano menos ativo chamado T4 no T3 mais ativo. Além disso, o selênio e o iodo trabalham juntos para manter a função tireoidiana forte e consistente.

Se você tem doença da tireoide, há uma alta probabilidade de que você tenha níveis mais baixos do que o normal de selênio. Os médicos concordam que os suplementos de selênio de base orgânica são necessários para ajudar a prevenir doenças da tireoide.

Pesquisas científicas mostraram que comer apenas uma castanha por dia é suficiente para elevar naturalmente os níveis de hormônio T3. Em um estudo, pacientes com má função tireoidiana receberam uma castanha-do- pará diariamente por 3 meses. No final dos 3 meses, os níveis de hormona tiroideia aumentaram significativamente e os níveis de hormona estimulante da tiroide (TSH) foram reduzidos.


Castanhas-do-Pará podem aumentar os níveis de testosterona em homens

As castanhas-do-Pará são saudáveis ​​para os homens porque podem aumentar os níveis de testosterona e melhorar a qualidade do sêmen.


Baixos níveis de selênio nos homens têm sido associados à baixa testosterona, que pode afetar a fertilidade masculina. Pesquisadores descobriram que os testículos contêm altos níveis de selênio. Portanto, a qualidade do esperma é muito afetada pelos níveis de selênio nos homens.

De acordo com um estudo, a suplementação de selênio é frequentemente recomendada para resolver problemas de infertilidade masculina. Em um estudo, os homens receberam diariamente 200 mg de selênio e 600 mg de N-acetilcisteína (NAC) . Após 26 semanas, os cientistas descobriram que a concentração de espermatozoides e a motilidade dos espermatozoides estavam aumentadas.

Castanhas-do-Pará podem reduzir o colesterol

Outra razão importante para ter uma dose de uma ou duas nozes por dia é reduzir o colesterol.

Um pequeno estudo com 10 voluntários descobriu que o consumo de algumas castanhas-do-Pará teve um grande impacto no colesterol LDL. Este é o tipo de colesterol que os médicos dizem ser o colesterol “ruim”. O consumo de castanha reduziu o colesterol “ruim” em um período de 6 horas. Ao mesmo tempo, os níveis de HDL (ou colesterol “bom”) aumentaram.

Castanhas-do-Pará ajudam a melhorar sua saúde cardiovascular

Os benefícios de saúde de comer regularmente uma pequena porção de castanha (2 – 4 nozes) diariamente também se estendem à sua saúde cardiovascular em geral.

Um estudo em mulheres obesas descobriu que os compostos bioativos e ácidos graxos insaturados na castanha melhoraram a saúde vascular. As mulheres consumiam de 3 a 5 castanhas por dia. Após 16 semanas, a saúde dos glóbulos vermelhos melhorou, os níveis de selênio aumentaram, o colesterol diminuiu e a função microvascular foi melhorada.

Em um estudo publicado no LWT – Food Science and Technology em 2009, pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam castanha tinham um risco reduzido de desenvolver aterosclerose (espessamento das paredes arteriais devido ao acúmulo de placa), graças aos efeitos antioxidantes do selênio nestas poderosas sementes.

Castanhas-do-Pará podem ajudar a reduzir a pressão arterial

Como a castanha-do-pará tem um impacto tão positivo na sua saúde cardiovascular, não deve ser surpresa que essas nozes sul-americanas possam ajudar a baixar a pressão arterial.

Uma pesquisa publicada em 2015 descobriu que o consumo regular dessa castanha pode ajudar a produzir enzimas no corpo que poderiam reduzir a pressão arterial. Além de reduzir o colesterol “ruim”, a suplementação de castanha-do-pará ajudou a impulsionar a “atividade antioxidante enzimática” que tem o efeito de reduzir a pressão arterial.

Castanhas-do-pará combatem depressão ou ansiedade

Um dos muitos benefícios que a castanha-do-pará pode oferecer é reduzir os sentimentos de depressão ou ansiedade.

Ao estudar os efeitos da suplementação de selênio no humor , os cientistas descobriram que o aumento do selênio ajudava a melhorar o humor de uma pessoa. As pessoas consumiam a quantidade equivalente de selênio diariamente contida em uma castanha-do-Pará. Baixos níveis de selênio estavam diretamente relacionados a sentimentos de cansaço, depressão e ansiedade. Quando os níveis de selênio aumentaram, os participantes relataram mudanças positivas no humor.

Onde comprar castanhas-do-Pará?

Você pode comprar castanha do Brasil na maioria dos supermercados, lojas de produtos naturais ou online. Você pode comprar castanha-do-pará com ou sem as suas conchas.

Depois de comprar o seu suprimento de castanha-do-pará na sua cozinha, você pode comê-la crua, esmagá-la e usar como cobertura em sobremesas, ou adicionar algumas nozes para fazer um delicioso e nutritivo .


Imagem de Adriano Gadini por Pixabay
CONTI OUTRA


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/07/comer-apenas-2-castanhas-do-para-pode.html
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário