O que é Atendimento Psicológico Online?


É uma modalidade de tratamento psicológico que é mediado pela internet, através de programas que permitem o uso de voz e imagem em tempo real (videoconferência) entre o paciente e profissional.

Mais informações em: www.HumanizaMundo.com.br

A videoconferência possibilita o contato visual da dupla, paciente e profissional. A partir disso, o psicólogo poderá coletar outras informações importantes para compreender  o cliente, tais como: postura, aparência, gesticulação, olhar, expressões faciais.

O psicólogo/psicanalista precisa ter os ouvidos apurados e olhar atento para coletar informações importantes e compreender o paciente e sua demanda para o atendimento psicológico online; portanto, a videoconferência, possibilita reunir dados fundamentais para a compreensão da queixa apresentada e as possibilidades de trabalho com o paciente.
O atendimento psicológico online não tem a pretensão de substituir o tratamento convencional, mas apresentar recursos terapêuticos para pessoas que precisam de psicoterapia, no entanto, não podem comparecer ao consultório de psicologia tradicional.

Quem pode se beneficiar dos atendimentos de psicologia online:

A psicoterapia online trata de sintomas diversos, tais como:
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Luto;
  • Transtorno do Pânico;
  • Depressão pós-parto;
  • Stress Pós-Traumático;
  • Síndrome de Burnout;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Fobia Social;
  • Pessoas hospitalizadas, acamadas, com dificuldades de locomoção;
  • Brasileiros residentes no exterior; etc…

Contra- Indicação do Atendimento Psicológico Online:

Como todos os tratamentos a psicoterapia online tem as suas limitações e contra-indicações.

Dessa forma, pessoas que apresentam ideação suicida; crise de abstinência de álcool e outras drogas; surto psicótico; esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline; psicopatia; e outros transtornos severos e persistentes, não têm indicação para o atendimento psicológico online.

É consensual nos meios de tratamento mental que pessoas acometidas por transtornos graves, necessitam de acompanhamento de equipe multidisciplinar.

No SUS esses tratamentos mais específicos são oferecidos pelos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) das cidades.

Em casos de surtos psicóticos ou tentativa de suicídio, se faz necessário procurar o Pronto Socorro para atendimento imediato.

Resultados do Atendimento Psicológico Online:

Maria Adélia Minghelli Pieta, doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relata um estudo do tema, ela coordenou uma equipe de oito psicólogas que, entre junho e novembro de 2012, atendeu 24 pacientes: 12 deles via Skype e 12 em sessões presenciais. Dois anos depois, comparou os resultados e constatou que a terapia online nada ficou a dever ao modelo convencional.

No Brasil, os estudos sobre terapia online estão  em expansão devido o aumento da prática dos profissionais, assim como a procura de pessoas que necessitam de apoio psicológico, mas não conseguem comparecer ao consultório convencional.

Estudos atuais demonstram que o atendimento psicológico online tem a mesma resultabilidade, se comparado à psicoterapia convencional, entretanto a forma de encontro entre paciente e profissional, acontece de forma diferente, através da internet.

Deve-se considerar que o  objetivo do atendimento psicológico online nunca foi e nem será substituir o atendimento psicológico convencional, mas de proporcionar  tratamento psicológico para as pessoas que necessitam, mas não têm acesso ao consultório clássico.

A finalidade da psicoterapia online é dar acesso às pessoas que precisam de psicoterapia, mas que não conseguem estar num consultório convencional. É promover saúde mental para quem precisa desse auxílio.
***

Referências Bibliográficas:

“Psicoterapia- On-line”. (SIQUEIRA ALVES CATÃO CLAUDIA; RUSSO  NASCIMENTO MARCELO, 2018).
***
Imagem de capa: Photo by Artem Beliaikin from Pexels
CONTI OUTRA


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/10/o-que-e-atendimento-psicologico-online.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.