Pela primeira vez na história acontecerá uma jornada espacial apenas com mulheres

A NASA confirmou recentemente, através de uma declaração em seu site, uma nova vitória para o feminismo: durante a terceira semana de outubro, acontecerá a primeira jornada espacial feita exclusivamente por mulheres.

Conforme relatado pela agência do governo dos EUA, o evento histórico ocorrerá na quinta-feira, 17 de outubro ou sexta-feira 18, sendo as astronautas responsáveis Christina Koch e Jessica Meir. Christina já é uma figura com bastante experiência no campo (está até treinando para bater o recorde de maior permanência de uma mulher no espaço). Já Jessica é nova na área e esta será sua primeira viagem com a NASA.

A missão dessas mulheres é substituir uma unidade defeituosa de carregamento de baterias fora da estação, que falhou no fim de semana passado, informou a NASA.

Astronautas e cosmonautas completaram mais de 200 caminhadas espaciais durante a construção e manutenção da Estação Espacial Internacional, mas apenas 15 mulheres tiveram a oportunidade de participar das jornadas, sempre acompanhadas por homens. Não há registro de um evento exclusivo para mulheres em mais de meio século.

Originalmente, a viagem estava programada para ocorrer há mais de seis meses, envolvendo a astronauta Koch e Anne McClain, mas o acontecimento teve que ser adiado porque a NASA não possuía roupas suficientes e do tamanho correto que estivessem prontas para uso na estação.

“Acontece que nos próximos anos teremos muitas pessoas de tamanho médio voando, e esse é o ponto principal”, disse o gerente do programa da Estação Espacial Internacional, Kirk Shireman, em entrevista coletiva ao The Guardian.

A agência apresentou protótipos de seus trajes espaciais de última geração para uso dentro da espaçonave Orion e na superfície da lua.

O traje da lua nova também deve ajudar a superar problemas de tamanho: é uma peça única para todos, projetada para homens e mulheres.

Seis pessoas estão servindo na atual missão da estação espacial: Koch, Meir, colega astronauta da NASA Andrew Morgan; As cosmonautas russas Aleksandr Skvortsov e Oleg Skripochka; e Luca Parmitano, da Agência Espacial Européia.

Com informações de UPSOCL | Traduzido e adaptado pela CONTI outra. 


source http://www.diariopotiguar.com.br/2019/10/pela-primeira-vez-na-historia.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.