Ao CREA, engenheiro responsável por obra da Prudente explica tecnicamente os motivos do afundamento

O engenheiro civil, responsável pela obra de drenagem da avenida Prudente de Moraes, Miranda Júnior, da Construtora EIT, atendeu ao convite do Crea-RN para explicar as causas do afundamento da pavimentação ocorrido no último domingo,em Natal. Ele participou da reunião ordinária Câmara Especializada de Engenharia Civil, realizada na noite da segunda-feira.

Miranda Júnior disse que o túnel de drenagem, que está sendo executado numa extensão de 260 m com diâmetro de 2,4m, entre a Rua São José cruzamento com a Mor Gouveia e a lagoa do Centro Administrativo, está com aproximadamente 60% executado. O túnel irá substituir uma tubulação existente hoje, com apenas 0,80m insuficiente para a drenagem o que causa as constantes inundações da Mor Gouveia. Com as fortes chuvas concentradas em poucos minutos, a tubulação de 0,80m rompeu e carreou a areia provocando o recalque na pavimentação.

A presidente do Crea-RN agradeceu a presença de Miranda Júnior e disse que a vinda dele ao marca um novo momento para a instituição. “Queremos que o Crea tenha exatamente esse papel. O de colaborar com as discussões ligadas à engenharia e que ajudem a sociedade a entender tecnicamente o que aconteceu”, disse.

O coordenador da Câmara de Civil, Jorian Moraes, também agradeceu a presença do colega e colocou a CEEC à disposição para outras explicações que se façam necessárias. “Aqui é a Casa da Engenharia e o que queremos é abrir espaço para o debate técnico e transparente”, afirmou.

Sobre o trabalho futuro, Miranda Júnior explicou aos colegas que o período não está sendo favorável para fazer a obra por causa das chuvas. “ Como os recursos estavam bloqueados na CEF e por força de uma decisão judicial foi liberado em fevereiro, forçou a Prefeitura de Natal a iniciar os serviços”, disse o engenheiro.

No domingo passado, logo após o afundamento, os representantes do Crea-RN estiveram no local da obra de drenagem e constataram a existência da ART- Anotação de Responsabilidade Técnica- do projeto. O documento atesta a presença de profissionais habilitados para executar a obra.



source https://www.blogdobg.com.br/ao-crea-engenheiro-responsavel-por-obra-da-prudente-explica-tecnicamente-os-motivos-do-afundamento/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.